Após o fim da 2ª Guerra Mundial, que nos legara uma hecatombe de cerca de 80 milhões de pessoas, quando uma aliança improvável entre URSS e EUA derrotaram os nazifascistas no ano de 1945, o mundo mergulhou imediatamente num novo conflito de escala mundial, a Guerra Fria, que perdurou por décadas, polarizando o globo até a queda da URSS, em 1991. Segundo o célebre historiador inglês Eric Hobsbawm, um tempo peculiar da situação internacional em que as duas potências nucleares se envolveram em três grandes guerras (Coreia, Vietnã e Afeganistão), embora não diretamente uma contra a outra, e que poderia-se, razoavelmente, chamar-se de Terceira Guerra Mundial, na qual gerações inteiras viveram sob a ameaça constante de batalhas nucleares e que acreditavam, fielmente, que tal conflito poderia irromper a qualquer momento, e devastar a humanidade (1995).

Twilight Struggle, um excelente war game, assinado por Jason Matthews e Ananda Gupta, lançado no ano de 2005 e exclusivo para 2 jogadores, busca retratar a Guerra Fria num recorte entre os anos 1945-1989: um período de 45 anos de alinhamentos políticos, disputas de influência e golpes de estado no mundo, a partir das ações das duas grandes potências: EUA x URSS. No jogo, as disputas e conflitos ocorrem diretamente no mapa-múndi, retratado por meio de um enorme tabuleiro. O jogo conta ainda com um livro de regras que é excelente por si só, repleto de informações históricas sobre o período, cuja versão nacional fora revisada pelos ilustres Jack e Lukita (Meeple Maniacs). Os eventos retratados nas cartas, por sua vez, são tão interessantes que, na primeira vez que eu joguei, cuidava de ler o significado histórico de cada uma delas, através dos pequenos textos explicativos que foram incluídos no manual.

A estrutura de Twilight Struggle é bem ajustada, fluida, com turnos rápidos e ações simples. Trata-se de um card driven em que os jogadores revezam-se jogando cartas. As cartas, por sua vez, podem ser utilizadas como eventos ou operações, nas quais os jogadores precisam decidir em qual das alternativas usará os seus pontos: posicionamento de influência; testes de realinhamento; aplicação de golpes de estado; ou tentativa de progredir na corrida espacial. São diversas as formas de se chegar à vitória: vence-se automaticamente alcançando-se 20 pontos de vitória (PVs); controlando a Europa, quando uma carta de Pontuação da Europa for baixada; ou quando o oponente rebaixar o nível DEFCON – de ameaça nuclear – a 1, o mais alto. Se não ocorrer uma vitória automática, ao final da partida, contabiliza-se todos os PVs para determinar qual das duas potências nucleares conseguiu a supremacia sobre a rival.

Acredito que Twilight Struggle merece a posição de passagem obrigatória dentre os jogos de tabuleiro modernos. O jogo retrata com competência os diversos eventos ocorridos na época: a tensão nuclear, as disputas de influência, a corrida especial, os golpes, guerras e (re)alinhamentos políticos vivenciados.